quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Bagé Antiga III

Estação Ferroviária de Bagé


2006, já Centro Administrativo

1997

1930

Original, Século XIX
.......................................


A ESTAÇÃO: A estação de Bagé foi inaugurada pela Southern Brazilian R. G. do Sul Railway em 1884 como ponto terminal do trecho construído entre Rio Grande e esta estação. Em 1896, foi entregue o trecho entre esta estação e São Sebastião, mais ao norte; finalmente, em outubro de 1900, a linha foi finalmente unida a São Gabriel, permitindo a união entre Cacequi e o porto do Rio Grande. Um ano antes, segundo Souza Dias, a estação passou à administração da Cie. Auxiliaire, que estava construindo o último trecho citado. Em 24/10/1924, a estação foi destruída por um incêndio, "ficando apenas de pé as paredes laterais e a cobertura da plataforma". Foi então construída uma estação provisória de emergência. Em 1929, foi entregue a estação atual, que a substituiu. Nos anos 1970, os trilhos foram retirados e a linha passou a correr mais por fora da cidade, alcançando o antigo pátio da estação de Santa Teresa, que hoje é o pátio de manobras. O antigo prédio, então, transformou-se em centro administrativo do município de Bagé. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981; Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987; Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Relatório da VFRGS de 1924)





Fotógrafos: J. R. Souza Dias, Alfredo Rodrigues
Acervo: Kelso Médici

Cachaça brasileira


A cachaça brasileira conquistou o mundo. Em torno de 10 milhões de litros são vendidos, anualmente, para mais de 50 países, e a meta
dos produtores é chegar, até 2010, a 40 milhões de litros. Para atrair compradores europeus e de outras regiões do planeta, a Cia. da Banana, que tem apenas quatro anos de existência, descobriu um nicho ainda não explorado: aguardente e licor à base de banana, cujo segredo está na fabricação. As bebidas são produzidas com a própria fruta sem utilização da cana-de-açúcar, com adição de álcool puro de cereais, garantindo uma maceração natural que dispensa uso de conservante e aromatizante. Não são utilizados agrotóxicos nas plantações localizadas em Iguape, litoral sul de SP.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

BUSINESS

Novas marcas para os tempos de crise






CUIDADO! PERIGO!

Algumas óbvias, outras engraçadas












Tem mais aqui

A Itália não é a Bolívia

Aquelas rusgas diplomáticas que o Brasil se acostumou a enfrentar são bem diferentes do embroglio em que se meteu com a Itália. Ontem, o governo italiano mandou chamar o seu embaixador em nosso país para que dê explicações oficiais ao governo de Sílvio Berlusconi.

O governo italiano disse que vai continuar pressionando o Brasil para que revise a decisão de ter concedido asilo como refugiado político ao ex-ativista de extrema esquerda, Cesare Battisti. O desconforto das autoridades italianas é tão visível que se chegou a comentar em Roma que o governo iria pedir à seleção nacional que suspendesse o jogo com o Brasil, marcado para o dia 11 de fevereiro, em Londres.

No final da tarde de ontem, no entanto, o governo italiano admitiu que se tratava apenas de uma “provocação”. Mas se foi brincadeira o caso do futebol, a insinuação sobre o cancelamento de convite para o Brasil participar do encontro do G-8 – grupo de elite das grandes potências – chegou a ser mencionado.

No caso do jogo entre as duas seleções, o vice-ministro das Relações Exteriores, Alfredo Mantica, arriscou dizer que era preciso “fazer uma séria consideração sobre a hipótese de cancelar a partida amistosa, pois diante da situação entre Itália e Brasil, corremos o risco de que um espetáculo esportivo se transforme em uma disputa política”.

Sobre o G-8, atualmente presidido pela Itália, Mantica manteve a sua ameaça afirmando que “estávamos prontos para acolher o Brasil e escoltá-lo para o G-8, mas vivemos agora uma desilusão profunda”. E a Itália não só queria o Brasil, a China e a Índia como convidados sem direito a voto, mas sim oficializar a entradas desses países emergentes como integrantes definitivos do G-8.

Em Roma, corre a informação que o governo Berlusconi se sentiu “traído pela decisão do Brasil”, especialmente depois que o presidente Lula esteve na capital italiana, em dezembro, e Berlusconi não poupou esforços para agradar o nosso presidente.

A enrascada que o ministro Tarso Genro criou para o Brasil está apenas no seu primeiro capítulo. A Itália não é a Bolívia.

AMIZADE A PERIGO

O ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, considerou “um escândalo” a decisão do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, de pedir o arquivamento da solicitação de extradição do governo italiano. Para Franco Frattini, o “Brasil é um grande país amigo da Itália, mas exatamente por isso não esperávamos que fizesse algo tão grave, já que Battisti é um terrorista e não merece status de refugiado político”.

OUTRO PROTESTO

O ministro italiano para Assuntos Europeus, Andrea Ronchi, classificou de “vergonhosa” a postura do Brasil. “É intolerável que o assassino de quatro cidadãos italianos possa ficar em liberdade e viver tranqüilo no Brasil. Estamos drasticamente indignados. É um escândalo moral, uma vergonha que ainda se justifiquem assassinatos”, disse o Ronchi.

MENOS ISSO

A carta que o presidente Lula mandou ao governo italiano repercutiu mal e provocou mais uma manifestação do vice-ministro de Relações Exteriores, Alfredo Mantica: “Lula colocou em discussão a democracia e o sistema jurídico italiano e, francamente, não podemos aceitar receber uma lição do Brasil ou de Lula”.

ITALIANOS REAGEM

A embaixada do Brasil em Roma está recebendo uma avalanche de cartas e e-mails com críticas à decisão do governo brasileiro em dar status de refugiado político a Cesare Battisti. Algumas mensagens vem com palavrões e insultos pesados atacando o Brasil.

Notícia do Jornal O Sul

Refroma Ortográfica

Ainda terei uma caixa de memórias como esta

Clique na imagem para ampliar

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Mapa Mundi Tipográfico

Clique na imagem para ampliar

segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Mona Lisa in different famous art styles

Se outros artistas
pintassem a Mona Lisa


Pablo Picasso

Roy Lichtenstein

Andy Warhol

Matt Groening(Simpsons)

Nickleodeon

Southpark

Camille Rose Garcia

Manga

Jackson Pollock
Aqui, clicando nas imagens, estão os arquivos de layers



Terra de Gigantes








Coleção sensacional de imagens manipuladas.
Veja mais aqui no Imagens & Letras, do Olavo Saldanha

Allen e Patty Eckman







Em 1946, nasceu Eckman Allen, na Califórnia.
Em 1950, Patty Tenneboe Eckman, em Dakota do Sul. Cursaram juntos o Art Center College of Design em Los Angeles e, após a faculdade, casaram-se e montaram uma pequena empresa de publicidade. 12 anos depois, Allen e Patty fartos da vida estressante de publicidade, criaram um mundo diferente e excitante: a arte da escultura em papel. Após algumas misturas químicas o papel é pressionado e, sob pressão, a maior parte da água é extraída. É preciso uma grande quantidade de tempo e experiência para criar cada peça. Algumas obras são tão minuciosamente detalhadas que podem levar vários meses para ser concluídas. Desde 1988, Patty e Allen desenvolveram e aperfeiçoaram o método e conseguem, hoje, ir muito além de qualquer outro artista do mundo. Allen tem um grande interesse nos índios americanos e a expansão territorial que se deu pela Guerra Civil. Já Patty, além da cultura nativa, tem um grande interesse na vida selvagem, pássaros e flores, etc. Residem atualmente em Rapid City, Dakota do Sul.
Veja mais aqui

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Na parede do bar

OU SEJA: NÃO TEM DONO.

Clique na imagem para ampliar
Dica do Carlos Alfredo Sá

Tudo isso é teu, Aristeu?

Este cara é o máximo.
E ainda por cima é mineiro.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Assine petição ao Supremo para pedir a extradição do terrorista Cesare Battisti


Está no ar, desde a noite de terça-feira, uma petição on line, dirigida ao Supremo Tribunal Federal, solicitando que a Suprema Corte brasileira julgue o caso do terrorista italiano Cesare Battisti, condenado à prisão perpétua na Itália por quatro assassinatos, e o extradite para seu país de origem, para cumprir a pena que lhe foi atribuída em julgamento justo, por um estado democrático de direito na plenitude de sua vigência. E também pedindo desculpa aos italianos e ao governo da Itália pela deplorável decisão adotada pelo ministro da Justiça Tarso Genro. Mais lastimável ainda porque a primeira dama Marisa Letícia adquiriu a cidadania italiana, junto com seus filhos. Aviso: o relator do processo do terrorista Cesare Battisti, no Supremo Tribunal Federal, é o ministro Cezar Peluso. Ocorre que a mulher do ministro, Lucia Peluso, é assessora do ministro da Justiça, Tarso Genro, justamente quem deu o ilegal refúgio ao terrorista italiano Cesare Battisti. O link para você acessar a petição e colocar a sua assinatura está no endereço

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Display de cores





Mais de 10.000 hectares de tulipas, plantados na Holanda, oferecem
este espetáculo na paisagem. será que tulipa tem perfume?

Gatorade: nova embalagem


Gatorade, a mais popular bebida isotônica do mercado, apresentou nos EUA sua nova linha de embalagens com uma identidade visual bem diferente da atual.

A criação é da BWA/Chiat/Day e a campanha de lançamento conta com diversas celebridades do esporte, como Muhammad Ali, Serena Williams, Dwayne Wade, Derek Jeter, entre outros.